Educação Ambiental para Crianças

O momento certo para aprender (e ensinar)

 

Educar é tarefa da escola, portanto a educação ambiental é dever da escola, certo? Antes de reponder a esta pergunta, vamos olhar uma outra questão: Crianças aprendem somente quando estão nas escolas? A resposta desta última questão é mais fácil. Crianças aprendem o tempo todo e através de todos. Aprendem com seus pais, seus tios, seus avós, seus amigos, seus vizinhos, etc. Por isso cada um de nós pode ajudar na educação ambiental das crianças. E se fizermos isto, aprenderemos muito também.

Por isso sugerimos neste espaço atividades que podem ser feitas com crianças:

 

Visita ao Parque da Cidade de SJC

No parque da cidade é possível observar vários tipos de vegetação disposta de várias maneiras (gramados, jardins, mata fechada), onde é possivel notar as diferenças visuais e de temperatura que cada vegetação proporciona. Há também uma nascente d'agua e com um pouco de sorte é possível observar diversos animais (esquilos, papagaios, pica-paus, tartarugas, gaviões, etc). O parque da cidade fica na Av. Olivo Gomes, s/n - Santana.

 

Visita à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos de SJC

O objetivo desta visita é mostrar o que acontece com o lixo que geramos e como funciona a triagem de material reciclável. Para quem não conhece, a nossa cidade possui um dos aterros sanitáios mais modernos do Brasil que tem uma excelente estrutura para visitação, recebendo inclusive visitas de algumas escolas. É necessário agendar a visita pelo tel. (12) 3944-1343. O aterro esta localizado na Estrada do Torrão de Ouro, s/n – Torrão de Ouro. (http://www.urbam.com.br/)

 

Visita as instalações do INPE

Nesta visita é possivel conhecer todo o trabalho do INPE, que inclui a medição da qualidade do ar, previsão metereológica, satélites, etc. As visitas ocorrem normalmente de março a novembro e devem ser agendadas pelo telefone (12) 3945-6979 com Miriam Vicente. O INPE fica na Av. dos Astronautas, 1.758 - Jd. Granja SJC. (http://www.inpe.br/)

 

Caso conheçam mais alguma atividade interessante, por favor nos informe através do fale conosco.

 

Ensinando pelo Exemplo

Não vamos esquecer que as crianças aprender com nossos exemplos e nossos comportamentos. Agir com bom humor sempre é o melhor maneira para incentivermos a prática de atitdes ambientais pelas crianças.